top of page

MITOS E VERDADES SOBRE O CRESCIMENTO DA BARBA


Nem tudo o que dizem por aí é verdade. Conheça os mitos e as verdades sobre o crescimento da barba.

Existe produto que faz a barba crescer? Quais são os mitos e verdades sobre o crescimento da barba? Estas perguntas estão entre as mais buscadas no mecanismo de pesquisa da Google em 2019. Isso evidencia uma caraterística do homem moderno que é a preocupação com a sua imagem. A indústria de comércio masculino apresenta incríveis novidades para o público masculino que conseguem colocar o potencial genético no máximo para que o crescimento dos pelos seja naturalmente saudável. Mas antes de sair comprando tudo o que encontrar na internet, é importante separar o que é mito e o que é científico.


Cremes podem fazer a barba crescer


Considere que o pelo humano só nasce e cresce porque logo abaixo na nossa pele existem pequenas aberturas que possuem um formato de tubo, o nome técnico é folículo piloso. No fundo dessas estruturas, estão as raízes dos pelos que possuem células que multiplicam muito rapidamente. Como o espaço é pequeno, as células que nascem vão empurrando as demais para fora.


Esta explicação esclarece uma questão: Os pelos são resultados orgânicos de uma região que se encontra abaixo da camada superficial da pele e, consequentemente, o único jeito de acelerar o crescimento da barba ou do cabelo é potencializando o fator genético. Sedo assim, os produtos que podem trazer algum resultado são os que suprem a carência das vitaminas que o processo de aceleração do crescimento exige do organismo, como por exemplo, os suplementos vitamínicos.


Então afirmar que os cremes podem fazer a barba crescer é MITO


O stress influencia no crescimento da barba


Embora o nosso corpo tenha uma incrível capacidade de se adequar às tensões do dia a dia, quando são contínuas, causam o stress, resultando numa elevação das taxas de um hormônio chamado cortisol. Este hormônio é muito importante, pois é responsável por amenizar inflamações, controlar o coração e auxiliar o sistema imunológico.

O aumento exagerado desse hormônio contribui para a queda de cabelo ou impede o desenvolvimento na fase anágena do fio, ou seja, a fase do crescimento.


Portanto, afirmar que o stress pode influenciar no crescimento da barba é VERDADE.


Cuide da sua saúde emocional, pois a beleza tem o seu início no interior e se manifesta no exterior.


Os suplementos vitamínicos podem impedir o crescimento da barda


Já concluímos que o modo de fazer o pelo crescer com saúde está profundamente relacionado com o fator genético de produção de hormônios (85%).

Os pelos se desenvolvem naturalmente, crescendo aproximadamente 1,25 cm por mês, o que soma 15 cm por ano. Esse processo pode sofrear uma variação dependendo do contexto dos estágios do ciclo de crescimento.


No primeiro estágio, chamado de fase anágena, o fio está em pleno crescimento. É comum que uma pessoa saudável, que não sofra constantes tensões, possua 90% dos pelos nesta fase, que pode durar por até sete anos.


O segundo estágio é quando o pelo para de crescer. Essa fase é conhecida como catágena e, diferente da fase do crescimento, tem uma duração muito curta (menos de um mês).

No terceiro e último estágio, a raiz do fio fica muito próxima da superfície da pele. Esta fase é chamada de telógena e ao terminar, o fio cai, sendo que logo abaixo, no mesmo folículo piloso, já se desenvolve outro fio na fase anágena.

Considerando que um mesmo fio permanece por aproximadamente sete anos na sua barba, é fácil concluir que ele precisa de vitaminas para que permaneça saudável durante todo esse período. O tratamento do fio é tão importante que uma barba, quando observada como saudável, pode ser resultado de anos de cuidado.


Posso acelerar o crescimento do meu cabelo? A resposta é sim, porém o corpo continuará fornecendo as vitaminas suficientes para um crescimento habitual, sendo então fundamental o uso de suplementos vitamínicos para que o fio não se desenvolva fraco, antecipando a fase catágena e telógena. É importante o consumo de multivitaminas para nutrir e intensificar o crescimento natural dos pelos.

Mas não seja enganado com propostas milagrosas na internet, procure por produtos de marcas reconhecidas, observe as orientações para não exagerar na dosagem. Lembre-se de que ingerir vitaminas descomedidamente poderá resultar no efeito contrário, ou seja, a queda do cabelo.


Conclui-se então que sim, os suplementos vitamínicos podem impedir o crescimento da barda. Trata- se de uma VERDADE.

 
 
 

Comments


©2018 - 2019  by Barbearia Cavalheiros Bauru-SP.

bottom of page