top of page

ESTILOS DE BARBAS: O QUE A SUA DIZ SOBRE A SUA PERSONALIDADE?


O tipo de vestuário que você costuma usar, as tatuagens que possui e até o rastro de perfume que deixa por onde passa constitui um aglomerado de informações a seu respeito. Isso porque os elementos da sua aparência traduzem a sua individualidade.

Da mesma forma, a barba emoldura o rosto masculino e confere maior expressividade. Hoje, existem diversos estilos de barba que ditam a moda mundial. Mas será que o formato escolhido está adequado à sua personalidade?


Desde as cavernas



Aparar os pelos faciais de uma forma original nem sempre esteve em alta. Nas décadas de 60 e 70, os cabeludos hippies, tipo “homem primata”, garantiram seu sucesso. Já nos anos 80, o bigodão começou a se destacar. Nos anos 90, por sua vez, a tendência perdeu força e a barba foi substituída pelo estilo mais arrumadinho, destacando o rosto liso.

Há cerca de uma década, a barba foi resgatada por algumas tribos particulares e com uma ajudinha de alguns atores que compareceram barbados à cerimônia do Oscar, ela voltou a ser pulverizada pelos quatro cantos do mundo.

Hoje, diversas celebridades têm suas barbas copiadas, como jogadores de futebol, cantores e modelos fotográficos. Haja pelo para tantos adeptos! Claro que você deve conhecer alguém mais tradicional que nunca topou abrir mão de sua penugem facial. Afinal, todo mundo tem um tio ou um pai barbudo que usa o mesmo modelo há décadas, certo?

Mas a vantagem da barba atual é que ela voltou repaginada, com produtos para melhorar a aparência, a textura e até para conferir certo perfume às barbichas. Também estão mais democráticas, visto que hoje há espaço tanto para as espessas quanto para as falhadas.


Personalidade barbada



Um exemplo de que o estilo da barba está relacionado à personalidade foi um estudo que entrevistou 532 homens de nacionalidades diversas e concluiu que por trás da penugem facial existe, na maioria das vezes, um perfil pioneiro, paternalista, cuidadoso em relação às mulheres, e que possui a necessidade de reforçar sua masculinidade.

Há controvérsias sobre as explicações desta pesquisa, e as opiniões femininas costumam ficar divididas entre o barbudo que passa uma imagem heroica e independente, e a visão de desleixo reclamada por algumas.

O fato é que, de acordo com o psicólogo norte-americano Robert Pellegrini, “dentro de cada homem bem barbeado, existe uma barba gritando para ser solta”. Pois então, lá vai:


Estilos de barbas

Para os práticos:



A barba por fazer é aquela bem rente ao rosto e semanalmente aparada para parecer que está começando a crescer agora. Pode ser usado com barbas ralas e/ou falhadas, já que o a quantidade não vai destacar os pontos falhados.

Para os vaidosos



A barba lenhador é a mais aclamada da atualidade e requer maiores cuidados, já que é cheia, e tem variações arredondadas ou quadradas feitas com tesoura.

Pode ajudar a encobrir papadas e deixar o rosto mais assimétrico, mas nem pense em aderir caso sua barba não seja volumosa. Além disso, combina com um corte de cabelo moderno como o undercut, por exemplo.


Para os roqueiros


Wolverine é mais um formato que requer originalidade devido às costeletas na mesma altura que os pelos das bochechas. Se você não é roqueiro, mas é fã de quadrinhos e filmes de super-heróis, pode optar por este tipo sem medo, desde que esteja disposto a chamar a atenção.

Independentemente do contorno escolhido, lembre-se sempre que cuidar da sua aparência também inclui a higiene com a barba que você optou por deixar crescer. E aí? Se identificou com algum desses estilos? Quer enriquecer nosso conteúdo? Conta pra gente nos comentários.

Curtiu, então compartilhe e comente a nossa postagem!

 
 
 

Comments


©2018 - 2019  by Barbearia Cavalheiros Bauru-SP.

bottom of page