ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE VINTAGE E RETRÔ E NUNCA MAIS SE CONFUNDA!
- Roberto Junior
- 17 de mai. de 2019
- 3 min de leitura

Já parou para pensar em quantas variações uma barba pode ter? Só o vintage e o retrô já são dois exemplos incríveis de como a barba poderia variar de aspecto. É comum as pessoas acharem que esses dois estilos são idênticos, o que não passa de um mito. Sabia que existem diferenças entre os dois gêneros?
Se você pensar em objetos, como eletrodomésticos e peças decorativas, é fácil perceber aspectos que diferenciam o vintage e o retrô. Quando você vê, por exemplo, uma escrivaninha estilosa e aparentemente superantiga, pensa que ela é vintage ou retrô? Vai depender muito mais de onde ela for comprada: em antiquários, vintage; em lojas de novos, com inspirações do passado, provavelmente retrô.
Hoje, você vai conhecer mais sobre as diferenças entre vintage e retrô, que chegam também ao universo das barbas. Acompanhe!
O antigo de verdade

Telefone retrô ao lado de um clássico telefone vintage
O vintage é o clássico e antigo. Uma peça vintage pode ter 30, 40, 50 anos ou mais, mas é de uma qualidade tão boa que os anos se passaram e ela permaneceu útil. É claro que o cuidado tido com o objeto ao longo do tempo influencia, mas, antes de tudo, aquele é um produto que foi feito para durar.
Essa durabilidade é cada vez mais incomum, daí o seu valor. Hoje, impera na indústria a lógica da obsolescência programada. Ou seja, os produtos são fabricados já com um curto prazo de validade.
A ideia por trás de criar algo com uma vida útil curta é estimular sua troca e, consequentemente, influenciar o ritmo de consumo. Logo, recorrer a objetos vintage é uma escolha de renúncia a compras talvez desnecessárias. Para encontrar algo vintage do seu gosto, é preciso bastante esforço e pesquisa, com visitas a antiquários e lojas do gênero.
Releitura do passado

A Stone Barber Shop mescla o vintage com o retrô
Já o retrô vem com o mercado reaproveitando uma antiga tendência. É um resgate de uma estética que um dia foi moda, mas com elementos contemporâneos. O retrô é uma releitura do passado.
Mas como esse conceito se aplica a uma barba? Primeiramente, em relação aos estabelecimentos. Existem barbearias em atividade há mais de 40 anos. Elas são as vintage, muitas vezes herdadas de uma geração para outra, sendo tradicionais por natureza.
Já as barbearias retrô são aquelas que proliferaram pelas grandes cidades nos últimos anos. São estabelecimentos com uma estética antiga, mas frequentados por clientes mais jovens, dispostos a acompanhar tendências.
Cortes vintage e retrô

O ator Christian Bale com uma barba estilo Balbo
Nesses dois locais você vai encontrar opções parecidas de desenho de barba. A diferença está no conceito por trás de cada corte.
Por exemplo, uma barba rala e “por fazer” pode ser considerada como algo vintage, mas quando ela ganha desenhos bem acabados é chamada — em barbearias retrô — de five o’ clock shadow.
Com o estilo balbo é a mesma coisa. Ele é uma adequação retrô de uma barba que cresce mais no bigode e no cavanhaque. O balbo assume a barba abaixo do queixo e combina seu volume com o bigode. Hoje, Johnny Depp é o grande representante do estilo.
Já old dutch é uma barba muito grande no queixo e bigode. Nas laterais, as pessoas aparam com frequência, criando um aspecto de barba comprida. Esse é um dos estilos retrô mais adotados no momento, frequentemente aliado ao corte de cabelo sidecut, algo também bastante contemporâneo e retrô.
Curtiu? Compartilhe, deixe o seu comentário!
Comments